Tecnologia que aproxima: como as APIs da allseg estão revolucionando a vida dos seus parceiros de negócio

A transformação digital no setor de seguros não é mais uma tendência, é uma real necessidade. Com a demanda crescente por agilidade, segurança e personalização no atendimento, as APIs (Interface de Programação de Aplicações) surgem como soluções fundamentais, facilitando a comunicação e a interação entre aplicações (softwares) diferentes com total segurança e robustez.

Em 2024, empresas de todos os setores intensificaram o uso de APIs e a projeção para 2025 é ainda mais otimista, com a expectativa de aumento exponencial de integração entre aplicações. Com o mercado segurador brasileiro atento a esse movimento, a CNseg estima que o setor crescerá 10,1% em 2025, também impulsionado por inovação e digitalização dos negócios.

Tendo esse contexto como pano de fundo, a allseg seguradora acompanha a tendência com iniciativas tecnológicas voltadas a tornar seus processos comerciais mais simples, produtivos e conectados. A seguradora desenvolveu uma série de APIs com o objetivo de agilizar o processo de cotação e venda de seguros, abrindo, com tecnologia de ponta, mais e mais portas para promissoras parcerias comerciais com Corretores de Seguros. Com essas integrações, corretoras que já utilizam sistemas próprios e possuem integração via API podem emitir propostas e realizar cotações com mais rapidez e segurança.

Segundo Vera Lucia Miguel Rodrigues, diretora adjunta de TI da allseg, o investimento no desenvolvimento de APIs começou há cerca de dois anos e o portfólio tem crescido de forma consistente. “Atualmente, os produtos Residencial, Empresarial, Garantia, RC Ônibus e Vida já estão contemplados com essa tecnologia. E estamos em fase final de desenvolvimento das APIs para os seguros de Responsabilidade Civil Profissional (E&O) e Responsabilidade Civil Administradores (D&O). E vem mais uma novidade bem quente por aí, mas, por enquanto, é segredo”, afirma Rodrigues.

Os resultados? Os parceiros de negócio reconhecem a praticidade, a economia de tempo e o ganho em eficiência. Em muitos casos, as APIs foram decisivas para o fechamento de negócios mais rápidos e com menor intervenção humana. Um exemplo prático foi a integração da allseg com uma plataforma de venda de ingressos para shows e espetáculos que, em apenas um fim de semana, vendeu mais de 50 mil apólices de Acidentes Pessoais para um dos seus eventos. Como consequência dessa agilidade tecnológica, o feedback não tinha como não ser altamente positivo.

E tem mais por vir. A allseg prevê o lançamento de novas APIs, ampliando a cobertura de produtos e funcionalidades a cada novo lançamento de produto ou oportunidade de negócio que se vislumbre. A área de TI da seguradora está em constante escuta ativa da equipe comercial, que traz demandas reais dos corretores sobre o que pode ser melhorado, o que precisa ser adaptado e até o que necessita ser repensado. Outro ponto importante é que a Inteligência artificial e automação já estão no roadmap da allseg. A visão para o futuro é clara: relacionamento automatizado via APIs, com intervenção humana nos pontos-chave do negócio e foco total na agilidade e segurança das operações.

Uma empresa familiar, com robustez patrimonial e uma Taxa de Crescimento Composto acima de 28%, a allseg prima por manter o foco no atendimento humano e personalizado, mesmo com o avanço tecnológico no universo das APIs. Ou, como resume o presidente da companhia, Pedro Pereira de Freitas: “aqui na allseg o Corretor fala com quem decide, somos próximos das Assessorias e Corretoras de Seguros, porém entendemos em determinado momento que desenvolver APIs seria uma forma eficaz de estarmos dentro da operação do Corretor, com agilidade e parceria de verdade. E deu muito certo, os resultados comprovam isso.”

A seguradora enfatiza que todo Corretor de Seguros que tenha interesse pode contatar imediatamente seus atendentes comerciais para sanar quaisquer dúvidas e ampliar sua capacidade de produção, inclusive levando essas facilidades para fintechs, bancos digitais, máquinas de cartão, empresas do varejo e outros canais de distribuição que vislumbrem atender demandas latentes ou prementes dos seus clientes.

A revolução está acontecendo agora e os Corretores que aderirem a esse movimento têm tudo para sair na frente em um mercado cada vez mais digital e competitivo.

Compartilhar :

Embed de URL em um Site